Convidados

Prof. Dr. Luis Quintanar Rojas (México)
Licenciado en Psicología y Maestro en Psicobiología por la Facultad de Psicología, de la Universidad Nacional Autónoma de México. Doctorado en Neuropsicología por la Universidad Estatal de Moscú, Rusia y tiene Estancias Posdoctorales en Neuropsicología, en la Universidad de Sevilla, España. Es investigador de Tiempo Completo y Coordinador de la Maestría en Diagnóstico Y Rehabilitación Neuropsicológica en la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Puebla. Director Académico del Instituto de Neuropsicología y Psicopedagogía de Puebla A.C. Miembro del Sistema Internacional de Investigadores (Nivel II), Especialista en Neuropsicología del Adulto y Neuropsicología Infantil. Coordinador de diversos proyectos de investigación a nivel nacional e internacional en el área de la Neuropsicología. Presidente actual de la Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología y miembro activo de diversas sociedades psicológicas latinoamericanas. Autor de varios libros y múltiples artículos.

Profª Drª. Yulia Solovieva (Rússia-México)
Doctorado en Psicología, Facultad de Psicología, Universidad Estatal de Moscú, Rusia (1999). Estancias Post-Doctorales en Neuropsicología, Universidad de Sevilla, España (2002-2008). Profesor Investigador Tiempo Completo, Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica, Facultad de Psicología, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/BUAP. Profesor invitado por diferentes Universidades Nacionales para impartir cursos y conferencias sobre temas de neuropsicología infantil, diagnóstico y rehabilitación. Profesor invitado por Universidades de Bolivia, Brasil, Colombia, España, Holanda, Perú, Panamá, Rusia, Canadá, China, Argentina, Chile, Ecuador para impartir cursos y conferencias y participar en Congresos de Neuropsicología, Educación y Desarrollo.

Prof. Dr. Lino de Macedo (Brasil)
É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará - Pensi. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5836810763379112


Prof. Dr. Mário Sérgio Vasconcelos (Brasil)
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1978), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2007) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista(2007). Vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP(2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP. As principais pesquisas estão direcionadas para as áreas de desenvolvimento humano (cognição, afetividade, brincar e criatividade) e construção de valores na educação. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4212362561895442


Prof.ª Dr.ª Clara Santos (Brasil)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) , mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutorado em Psicologia pela University Of Sussex (1996) . Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Raciocínio, Silogismo, Raciocínio informal, Argumentação, Crença religiosa. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5330245447269273

Prof. Dr. Herculano Campos (Brasil)
É graduado em Psicologia (1983) e possui Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na mesma instituição, como professor associado 2, atua junto ao Departamento e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia. Desenvolve estudos, prioritariamente, na área de Psicologia Escolar e Educacional, mas também na Psicologia Social. Sua principal linha de pesquisa é de "práticas sociais e educacionais com crianças e adolescentes", notadamente aqueles sob risco pessoal e/ou social. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3896628029641662

Prof. Dr. Isauro Beltrán Nuñez (Brasil)
Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E. J. Varora Havana (1978), Graduação em Química pela Universidade de Havana (1980), Mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina. Atualmente é Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, na Formação do Professores de Ciências Naturais e na Formação de Conceitos Científicos nas perspectivas teóricas de A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Coordena a Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e a Base de Pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente do Programa de PósGraduação de Educação da UFRN (Nota 5 CAPES). Participa no Colegiado desse Programa. Membro da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC). Assessor Pedagógico Especial da Secretaria de Educação do RN, onde coordena o grupo de reformulação do Currículo do sistema estadual. Pesquisador em Produtividade Pesquisa CNPq Nivel 2. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8921901031367516

Profª. Drª. Izabel Hazin (Brasil)
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994), Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre (2000), Doutora (2006) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes - Paris V (2010). Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), vinculado aos Grupos de Pesquisa NESCIA (Núcleo de Estudos Sócio-Culturais da Infância e Adolescência) e GEPS. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN, membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e integrante do GT da Anpepp Psicobiologia, Neurociências e Comportamento.Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5496201609189471


Profª. Drª. Maria Bernardete
Maria Bernadete Fernandes de Oliveira é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PgEL (2005- 2009). Participa como organizadora dos livros Leitura, Escrita e Produção de Textos e Linguagem e Práticas Sociais . Publica regularmente em várias Revistas Científicas qualificadas e é membro do Conselho Editorial das Revistas Trabalhos em Linguística Aplicada, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Revista Língua, Linguística e Literatura, Estudos de Psicologia e da coleção Bakhtin o inclassificável ( Mercado de Letras). Atua como professora e orientadora de mestrado e de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na área de concentração Linguística Aplicada. É líder do Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq, Práticas Discursivas na Contemporaneidade. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2661324075394215

Profª. Drª. Rosângela Francischini
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) com doutorado sanduiche em Psychologie et Sciences de l´Éducation - Université de Genève (1998). Pós-doutoramento em Estudos da Criança, Universidade do Minho/PT (2012-2013). Atualmente é professora do Depto de Psicologia - graduação e pós-graduação - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Núcleo de Estudos Sócio-Culturais da Infância e Adolescência. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano em contextos de risco e vulnerabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e contextos de desenvolvimento, direitos da criança e do adolescente e metodologia de pesquisa com crianças. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8215665927399376

Nenhum comentário:

Postar um comentário